ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A IMUNIDADE

A prevenção como dizem é o melhor remédio, neste sentido precisamos fortalecer a imunidade natural do nosso corpo. Existem alguns alimentos que fazem justamente isso, estimulam nossa imundade, além de possuir várias outras propriedades benéficas ao corpo. Inclua na sua alimentação estes alimentos de forma gradual e mantenha uma regularidade de consumo para conseguir o efeito desejado. São eles:

ALHO: é rico em vitamina E, selênio e estimula a produção de enzimas protetoras. O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele. Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram à conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes – mais de trinta já foram isolados – especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados). Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta. Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo. E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta. Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso. Atua, por exemplo, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses. Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe. Outros estudos, porém, apontam nos derivados do enxofre um efeito diferente, mas igualmente benéfico: o fortalecimento do sistema imunológico, com o aumento do número de linfócitos T, uma das mais combativas células de defesa do sangue. Dessa forma, a proliferação dos microorganismos também ficaria prejudicada. AÇÃO: antibiótico, diminui níveis de colesterol, auxilia na circulação sanguínea, reduz a pressão arterial, protege contra vários tumores, ação melhora da imunidade. 

PRÓPOLIS: o uso da própolis como tratamento terapêutico natural vem de mais de 5.000 anos. De origem grega, a palavra significa uma combinação de pró (defesa) e polis (cidade), “defesa da cidade”, neste caso, a cidade é a colmeia. As abelhas produzem a própolis para forrar os alvéolos, câmara onde as rainhas depositam os ovos e crescem as larvas. A utilizam também para vedar as entradas e orifícios da colmeia. É a defesa da vida, preservando a temperatura interna da colmeia e não permitindo a entrada de corpos estranhos, a fim de evitar a propagação de epidemias. Flavonóide: princípio ativo da própolis que age em benefício e atua no combate às doenças que atacam o homem. Dentre os produtos apícolas tais como mel, geléia real e pólen, a própolis vem se destacando tanto pelas suas propriedades terapêuticas, como atividades antimicrobiana, antiinflamatória, imunomodulatório, hipotensivo, cicatrizante, anestésica e anticariogênica.

 ALOE VERA: antiinflamatório, regenerador celular, digestivo, desintoxicante, antibiótico, antialérgico.

IOGURTE OU OUTRO PROBIÓTICO: é um excelente alimento, rico em nutrientes e bactérias boas.

AÇÃO: tratamento e prevenção de infecções gastrointestinais, renais e cardíacas, diminui o colesterol, estimula a imundade, age contra efeitos adversos antibióticos.

 TOMATE: função antioxidante, melhora a imundade, inibe a formação de tumores, age contra doenças coronarianas. Recomendação: 1 tomate grande ao dia. O licopeno presente no tomate é melhor absorvido quando o tomate sofrer aquecimento e na presença de gordura, portanto a melhor forma é fazer um molho de tomate e colocar um fio de azeite de oliva na hora de comer.

 BERINJELA: auxilia prevenção câncer, antidepressiva, analgésica, reduz colesterol, estimula o sistema imunológico.

 CEBOLA: antialérgica, antiinflamatória, laxante, combate viroses, reduz colesterol, tratamento asma, previne catarata.

ÁGUA: essencial para levar nutrientes até as células; essencial para remover as toxinas de nosso corpo e para o controle térmico.

FRUTAS OLEAGINOSAS: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio (antioxidantes). Indicadas para a prevenção do câncer. Estimulam a memória e imunidade.

CENOURA, ABÓBORA, MAMÃO: o betacaroteno presente em alimentos de cor alaranjada estimulam as células imunológicas protetoras que combatem as infecções.

 OUTROS ALIMENTOS COM AÇÕES BENÉFICAS PARA IMUNIDADE: gengibre, cogumelos, pimenta, canela.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: